Como contar sua história pode ser ferramenta para o sucesso!
Quando estivemos em Orlando, Flórida fizemos um curso sobre Filosofia Disney com o Seeds of Dreams Institute, esse curso trata sobre o que é trabalhado dentro dos parques temáticos e hotéis do grupo Disney no que diz respeito a treinamento, liderança, cultura e motivação. Pra que esses conceitos sejam vividos pelos colaboradores e funcionem corretamente existe um fio condutor, um elo que liga essas distintas áreas e as faz trabalhar com excelência e sincronicidade, atingindo sempre a pontualidade, a limpeza, a eficiência e gerando nos clientes um forte envolvimento emocional.
O que dá essa liga é a história, é ela que une os pontos que poderiam deixar soltos todos esses conceitos. É de extrema importância e valor que os funcionários saibam a história de Walt Disney, como foi o difícil início dos negócios, seus fracassos antes do sucesso, seus anseios, sonhos, até mesmo frases e ações permeiam as mentes dos mais de 60 mil funcionários. Não existe um sequer que não saiba o que se passou com Walt, que seu sonho era criar felicidade, um lugar onde pessoas de todas as idades e de todos os lugares poderiam se divertir e que tudo um dia começou com um camundongo (Mickey). Assim todos eles entendem de onde a empresa surgiu, isso faz com que se envolvam com a causa, encontrando seu propósito em fazer parte dessa história.
A arte de contar essa história dia a dia aos funcionários é onde está o segredo da Disney, relembrá-los qual é o propósito da empresa e que eles são essenciais para que isso seja uma realidade.
Esse conceito de “contar história” na verdade já é bem conhecido no mundo dos negócios com o nome de Storytelling, uma forte ferramenta para comunicação das empresas tanto interna, quanto externamente. Projetos são comunicados e mensagens são transmitidas através de histórias, criando um vínculo emocional, facilitando o entendimento e a memorização.
Outro exemplo dentro da própria Disney é que cada uma das atrações também conta uma história, desde o momento em que você entra na fila o cheiro muda, assim como a música, a aparência dos objetos, tudo segue a linha da história a ser contada, você vai encontrando as partes daquela história durante o trajeto até chegar na atração. Se um detalhe for incompatível com a história você se transporta para outro lugar e o encanto é quebrado. Por isso Walt construiu parques na Flórida, escolheu um local em que o mundo externo não influenciaria trazendo realidade para o seu mundo de fantasia. A Disney perderia o encanto caso fosse possível observar prédios, antenas de TV, viadutos com carros passando, etc.
Não podemos nos esquecer de nossas histórias, devemos contá-las pois elas são parte do que somos hoje em dia. As histórias dão um sentido às coisas, e no caso das empresas criam uma harmonia comportamental pois alinham de onde devemos partir e onde vamos chegar. Se você tem um negócio, uma empresa ou um projeto, já pensou qual é a sua história? Talvez tenha chegado o momento de pensar sobre isso, encontrar o que te orgulha nessa história, você vai achar mais do que pode imaginar. A história nem sempre é fácil, mas as dificuldades enfrentadas é que dão o tempero e a inspiração pra superar quaisquer desafios. Reconheça seus méritos na caminhada, encontre suas falhas, admita os erros, mas esteja pronto a aprender com eles, assim sua história será mais digna, e poderá ser uma importante ferramenta para o seu sucesso!
Fonte: Por Danilo España
Nenhum comentário:
Postar um comentário